O Memorial da Cultura Cearense em parceria com o projeto Enxame, convidam para exposição “O Mucuripe no mar das memórias”.
A mostra permite uma reflexão sobre as vidas desses jovens e os cotidianos de sua comunidade em diversos aspectos: político, econômico, cultural, religioso e estético dissipados em múltiplos espaços eleitos no recorte da pesquisa: alguns morros do bairro, o riacho Maceió e a Av. Beira-Mar (denominada antigamente Rua da Frente).
A exposição nasce da participação efetiva dos jovens no Projeto Museu e Cidadania Cultural, que ao longo do curso estudaram os conceitos museu, cultura, memória, patrimônio cultural e protagonismo juvenil. Tem, em seu bojo, a missão de apresentar elementos criativos, que inspirem um olhar diferenciado e crítico de espaços, cenas, sentimentos e vivências do Grande Mucuripe.
Traz sobre a luz do farol aquilo que, muitas vezes, passa despercebido na comunidade. Revela nos caminhos, nas ruelas, nas memórias, de cada lugar representado, as marcas das pessoas e dos elementos que movem os grupos sociais do bairro. Possibilita um mergulho nas sabedorias dos moradores, manifestações artísticas, sombras geradas pela violência, lutas pelos espaços, enfrentamentos das dificuldades provocadas pela falta de políticas públicas, ou seja, marés serenas, agitadas, intempestivas. Marés da vida!
Cada espaço, desta forma, guarda experiências, lembranças, sentimentos e vozes de cidadãos do Grande Mucuripe que nunca param de sonhar e de procurar construir e reconstruir suas vidas, apesar das dores presentes em muitas dessas trajetórias. Um mosaico de imagens, fotografias artísticas e críticas, narrativas e objetos significativos divulgam e contam suas relações sociais, representações socioculturais e processos de construção identitários. Tudo isso percebido pelo olhar voyeur dos aprendizes de pesquisa.
O Memorial da Cultura Cearense acredita que ações como essa podem servir de alicerce para atuações políticas e para intervenções com vistas a promover a cidadania, fazendo valer o papel do museu como um rico instrumento para o desenvolvimento social. Assim, convidamos o visitante guiado pelas luzes do farol a trilhar conosco o seguinte roteiro: descer os morros, passar nas margens do riacho Maceió, e aportar no mar das lembranças do Mucuripe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário